novembro 26, 2008

Sinal de Aliança


Tenho observado em muitos veículos que transitam pela nossa cidade algo novo. Não sei se seria uma contrafação aos adventistas (quem lê, entenda), mas tenho visto um adesivo na traseira dos carros com a figura de um peixe estilizado e a inscrição “católico” (detalhe: o “t” em vermelho, formando uma cruz).

Para os adeptos da chamada “Nova Era”, estamos saindo da era de pixies (peixe), que é a era de Cristo, para a era de Aquário. Seria uma pista... Mas decidi fazer uma breve pesquisa sobre tal simbologia. Encontrei o seguinte:
A igreja primitiva, já no século primeiro, era muito perseguida. Nossos irmãos daquele tempo não podiam sair na rua declarando publicamente “eu sou cristão, aleluia, glória a Deus…”. Isto poderia lhe custar o pescoço. Na verdade isto ainda acontece em alguns países onde a Igreja de Cristo é verdadeiramente perseguida... Diante desta situação, surgiu a necessidade de se criar uma forma secreta de se dizer “eu sou cristão”. Daí surgiu então o famoso peixinho. Desenhar aquele peixinho em algum lugar, talvez na terra do chão, já dizia que você era seguidor do Mestre Jesus.
A palavra “peixe” em grego é “ICTOS”. Estas cinco letras são as iniciais de uma declaração a respeito do Senhor Jesus: “Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador”
(as vírgulas eu que coloquei). Se a língua falada naquele tempo fosse o português, seria algo do tipo:

Jesus

Eterno
Suficiente
Unico
Salvador

[Veja a primeira figura no início deste post. Lembrando que o alfabeto grego é diferente do nosso alfabeto].
O desenho de um peixe tornou-se símbolo dos primeiros cristãos que, em tempos de perseguição, o usavam como sinal secreto da fé. Onde, para um cristão identificar se uma outra pessoa era irmão na fé, desenhava um arco na areia. Se a outra pessoa era cristã, desenhava o arco ao contrário, formando assim, o desenho de um peixe. Com o passar dos anos a figura do peixe associou-se então ao Cristianismo.

http://www.vidacomdeus.com.br/br/peixe.htm

A Igreja Católica está incentivando a utilização de uma simbologia que foi empregada no século II pelos cristãos que estavam sendo perseguidos pelo Império Romano. Atualmente, evangélicos tem usado este símbolo.
Interessante. No século seguinte (século III), o Império Romano adotou o cristianismo para fins políticos, misturando elementos do paganismo; esta fusão de cristianismo com ritos pagãos, mais tarde, iria dar origem à Igreja de Roma. E, finalmente, por 1260 anos (538-1798 d.C) esta mesma Igreja Romana perseguiu os cristãos que teimavam em seguir os ensinos da BÍBLIA.
Desde o século passado, porém, vem tornando-se clara a tendência ecumênica; isto é, a unidade entre estes grupos. O protestantismo atual é bem diferente daquele que havia no passado. Hoje, eles também aceitam doutrinas pagãs. Este peixe é mais um sinal de que a distância entre católicos e evangélicos, como esperávamos, está diminuindo cada dia.

Há quase um século atrás escreveu Ellen G. White: “Mediante os dois grandes erros – a imortalidade da alma e a santidade do domingo – Satanás há de enredar o povo em suas malhas. Enquanto o primeiro lança o fundamento do espiritismo, o último cria um laço de simpatia com Roma”. O Grande Conflito, pág 588.

A tríplice aliança satânica (Catolicismo, Protestantismo e Espiritismo) está arregimentando suas forças para o conflito final. O dia de descanso da Terra será a prova de vida ou morte; cada ser humano terá de escolher uma opção: prestar obediência e adoração a Deus, o SENHOR do Sábado ou a Lúcifer, pai da contrafação dominical. Fique atento às avenidas da alma e segure firme nas mãos de Cristo.

Breve virá!

2 comentários:

Gilliard St Farias disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gilliard St Farias disse...

Entre os próprios evangélicos esta união já está consolidada. As doutrinas espúrias são comuns em todas as igrejas praticamente. Só faltaria a assinatura oficial.