setembro 22, 2013

"Lavam as suas vestiduras" ou "guardam os Seus mandamentos"?




Apocalipse 22:14

“Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestiduras no sangue do Cordeiro, para que lhes assista o direito à árvore da vida, e entrem na cidade pelas portas”. - Versão Almeida Revista e Atualizada, SBB.

 “Bem-aventurados aqueles que guardam os Seus mandamentos, para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas”. - Versão Almeida Corrigida e Fiel, SBTB.

Quem são os bem-aventurados, afinal? Os que guardam os mandamentos, ou os que lavaram as suas vestiduras no sangue do Cordeiro?

Dos manuscritos antigos, apenas o "Sinaítico" (Codex Sinaiticus) e o "Alexandrino" (Codex Alexandrinus) contêm esta seção do Apocalipse, e em ambos encontra-se: "que lavam suas vestiduras". No Textus Receptus, que é o texto grego base das Bíblias da Reforma, diz: "os que guardam os seus mandamentos".

As duas frases são muito similares no grego, sendo escritas em maiúsculas e sem uma clara separação entre as palavras. A seguinte transliteração mostrará a semelhança:

HOIPOIOUNTESTASENTOLASAUTOU
"Que guardam seus mandamentos".

HOIPLUNONTESTASSTOLASAUTON
"Que lavam suas vestiduras".

Em realidade, ambas as variantes são apropriadas no contexto, e estão em harmonia com os ensinos de João em outros lugares. Quanto ao tema de "guardar os mandamentos", veja por exemplo, os textos: Apocalipse 12:17; 14:12; João 14:15,21; 15:10; 1 João 2:3-6.

Já em relação com o "lavar as vestiduras", veja Apocalipse 7:14, onde se descreve uma multidão de santos que "lavaram suas vestiduras, e as tem embranquecido no sangue do Cordeiro".

Nosso direito a entrar no céu deve-se à justiça de Cristo que nos é dada sem a merecermos; e nossa idoneidade para o céu é o resultado da justiça que nos é comunicada, à medida que seguimos Seus passos. Esta justiça está simbolizada pelas vestes lavadas e embranquecidas. A evidência externa da justiça de Cristo é o cumprimento dos mandamentos de Deus, em uma vida de obediência. Por isso a idéia das vestiduras lavadas e a da obediência aos mandamentos, estão estreitamente vinculadas.

(Fonte: adaptado de Comentário Bíblico Adventista, sobre Apocalipse 22:14)

2 comentários:

Ambrósio Moreira disse...

Muito bem ,parabéns!

Gilliard St Farias disse...

Deus seja louvado. Grato pelo visita! Um abraço!