março 06, 2009

Dilúvios


Prefeitura lança ação emergencial após temporais
Os temporais que caíram em Tubarão nos últimos meses despertaram a atenção das autoridades locais para os inúmeros transtornos e prejuízos deixados após as enxurradas. Reunidos ontem no gabinete do prefeito Manoel Bertoncini, os vereadores Deka May, Maurício de Souza, Dionísio Bressan Lemos e Haroldo de Oliveira Silva (Dura) levantaram dados que mostram o mapa da situação e planejaram ações emergenciais nos pontos mais críticos da cidade.
O prefeito garantiu que algumas ações _ como a limpeza de valas e bocas-de-lobo _ já começaram e que nos próximos 30 dias outras serão postas em prática. “Estamos tomando atitudes em relação aos locais que frequentemente têm alagado, trabalhando com a secretaria de Obras e Serviços Públicos, tanto dentro da cidade como na área rural. Formatamos a ação conjunta, envolvendo todas as secretarias, com sugestões e acompanhamento do Legislativo. Espero que no prazo de um mês possamos solucionar as questões levantadas”, explicou.
Os locais citados como críticos (avenida Jorge Lacerda, rua Capitão Dionísio de Sá, Padre Geraldo Spettman [imagem do post], Prudente de Moraes e as transversais com a Pedro Zapellini) passarão por limpeza das caixas coletoras e tubulações. Além disso, segundo o prefeito, um caminhão hidravácuo fará limpeza dos dutos e comportas do Rio Tubarão. “Também nos preocupamos com a recuperação da malha viária rural e com a possibilidade de deslizamentos de pedras, onde possivelmente faremos contenções. O desbarrancamento da vala na estrada de acesso ao Andrino também está entre uma das prioridades”, afirmou.
Além disso, há a previsão de substituição das comportas do Rio Tubarão e troca das bombas com maior potência, melhorando o escoamento das águas. Segundo Manoel Bertoncini, os custos ainda não foram calculados. “Não sabemos ainda quanto as obras irão custar, porque ainda estamos em fase de contratação de serviços. Porém, o que importa é que vamos priorizar as necessidades mais urgentes para que possamos minimizar os problemas”, disse.
De acordo com o responsável pela Defesa Civil em Tubarão, José Luiz Tancredo, as terceirizações serão custeadas pelas verbas advindas do estado de emergência declarado após as chuvas de janeiro.
Fonte: http://www.diariodosul.com.br/ (06/03/2009)
Tubarão tem enfrentado estas calamidades no limite de suas forças; até ciclones estão se tornando muito comuns por aqui! Será uma nova Flórida em breve.
Nos acidentes e calamidades no mar e em terra, nos grandes incêndios, nos violentos furacões e terríveis saraivadas, nas tempestades, inundações, ciclones, ressacas e terremotos, em toda parte e sob milhares de formas, Satanás está exercendo seu poder. Destrói a seara que está a amadurar, e seguem-se fome, angústia. Comunica ao ar infecção mortal, e milhares perecem pela pestilência. Estas visitações devem tornar-se mais e mais freqüentes e desastrosas. A destruição será tanto sobre o homem como sobre os animais. "A Terra pranteia e se murcha; enfraquecem os mais altos do povo. ... Na verdade, a Terra está contaminada por causa dos seus moradores, porquanto transgridem as leis, mudam os estatutos e quebram a aliança eterna." Isaías 24:4 e 5. O Grande Conflito, págs. 637-639.

Nenhum comentário: