abril 06, 2009

O Arcanjo e o dragão


“Archangel” ou “Arcanjo” é mais um daqueles jogos manjados do tipo “batalha de naves espaciais” para celulares. Interessante é que, em inúmeros gêneros de mídia, vemos o emprego de vocábulos bíblicos. Mas quem é o verdadeiro Arcanjo?
O Verdadeiro também está relacionado a uma batalha, porém, a maior de todas elas. Esta não é fictícia, disputada com radares, bombas, raios laser, projéteis, fruto de imaginação humana... Esta vai além da nossa compreensão.

Eu encontrei uma pesquisa sobre este tema, e creio que seja completa e esclarecedora. Trata-se de um TCC elaborado por um bacharel em Teologia pelo Unasp.

Um trecho importante do documento responde a nossa pergunta.

O quinto capítulo foi determinante para a solução do problema desta pesquisa. Desde o início podemos comprovar a exclusividade de Miguel, desde a sua designação como Arcanjo até a sua identificação com o Anjo da aliança de Malaquias 3:2-5. Observamos que Miguel no livro de Judas é colocado como aquele que defende o povo de Deus e luta pelos eleitos do Senhor e que este mesmo contexto aparece nas outras passagens onde a sua figura é marcante ( Ap 12:7; Dn 10:13, 21; 12:1). No paralelo de idéias ele é identificado como o “Ser com aparência de Homem”, que por sua vez, encontra sua correspondência em Ezequiel como a “Glória do Senhor”, o “Shekinah Divino”, que no livro de Êxodo é o próprio Deus eterno; e com o “Anjo do Senhor”, que é descrito em diversas passagens como Deus. Finalmente, em Malaquias, o Anjo do Senhor é o mesmo Anjo da Aliança que remiria a Israel. Uma vez que Miguel é o Anjo do Senhor, que é também o Anjo da Aliança, este não pode ser outro se não Cristo. Este título de Miguel é atribuído, portanto, a Cristo, principalmente quando está em luta contra Satanás.

“Porquanto o Senhor mesmo, dada a Sua palavra de ordem, ouvida a voz do Arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro”. 1 Tessalonicenses 4:16

Neste link está disponível o estudo completo sobre o tema.
E neste outro link, uma postagem bem elaborada e resumida.

E quanto ao dragão...

A China como sabemos é a terra do dragão e muitos produtos importados daquele país vem com a tal figura impressa. Eu mesmo, aos seis anos de idade, tinha uma bermuda estampada com um dragão. Eu achava o máximo... Em celulares, na forma impressa, este é o primeiro que vejo.

E quem está por trás deste símbolo?

“E foi expulso o grande dragão, a antiga serpente, que se chama diabo e satanás, o sedutor de todo o mundo, sim, foi atirado para a terra, e, com ele, os seus anjos”. Apocalipse 12:9

Um detalhe final: o adjetivo sedutor tem um significado muito expressivo. Revela a capacidade que este ser caído tem desde o início de sua rebelião em atrair, encantar e enganar. Ninguém nesta terra conseguirá vencê-lo sozinho. Nossa natureza caída não tem poder para enfrentá-lo.

Só há uma solução. A esperança é Jesus!
O dragão não é páreo para O Verdadeiro Arcanjo.

Nenhum comentário: